Reflexões de um quase avô antes de chegar à velhice


Ainda não sei direito como é essa história de ser avô. Um pouco menos ainda, ser idoso.
Mas se tudo correr bem, dentro em pouco, abraçarei ambos os fatos, lembrando que eles não são diretamente dependentes um do outro.
Saberei mesmo como será conforme ocorrer cada um.

Não são coisas que se saibam por antecipação ou teoria.
Ouso dizer algo pelo que já vivi e pelo privilégio de lidar com aqueles que me antecedem. 

Não trato desse assunto por causa do medo da velhice e menos ainda por achar que seja verdadeiro o status quo imposto pela sociedade, na qual se associa idoso ao inútil, mas, pelo fato em si, de que o tempo desperta a consciência pessoal de que ele é voraz.
Nessa condição reflito algumas coisas, as quais sei que enfrentarei muito em breve.

Isso mesmo! 
Começo a falar sobre velhice.
Só por que me torno avô?
Também; mas não!

Muito mais por admitir que não se torna avô na "flor-da-idade"; sim na maturidade.
A um cinquentão não se diz: "eis aí um jovem", mas inexoravelmente: "eis aí um senhor".
Há quem leia isso e diga: "Cinquenta anos? 
Novo ainda.
Não! Não é uma verdade absoluta.
Tomo meu pai como exemplo. Ele morreu aos 73 anos. Alguns ao saberem disso reagem imediatamente afirmando ele ter morrido novo.
Aqui há uma diferença a se considerar.
Ele não precisaria ter morrido nessa idade, porém, não morreu novo.
Não morreu de velhice. O câncer lhe foi mais cruel que o tempo.

Voltando à minha reflexão.
O que espero caso nenhuma realidade cruenta e sanguinária seja mais ágil e forte que o tempo?

Quando de cabelos brancos e/ou calvície se impuserem, rugas pesadas dominarem meu rosto, a pele manchada for chamativa, a lentidão for o padrão dos movimentos, o olhar profundo embaçando, uma sonolência incomodativa nas horas mais impróprias ocorrer. Quando eu estiver dando trabalho àqueles que consideram a velhice um atrapalho à vida e tornar-me silente para não criar mais incômodos do que dizem incomodar, espero que olhem para mim e não vejam um "velho que quase não vive e não nos deixa viver".

Percebam que ali, diante deles, não está um velho.

Ali reside uma criança extremamente criativa que nasceu pobre, há algumas dezenas de décadas, teve uma infância solitária, mas resiliente  inventou um jeito para ser uma criança feliz.

Há ali também um jovem cheio de vitalidade que descobriu a paixão, enamorou-se como num romance cinematográfico, casou-se e viveu a louca aventura do amor perene.

Por baixo dessa casca que mirra pelo tempo, está um homem feito, que lutou para educar os filhos, não mediu esforços para ensiná-los na trilha do viver, trabalhou incansavelmente para sustentá-los e mais ainda, tentar ser um exemplo de quem tem fé, esperança e gana de viver.

Velho? Sim e não.

Dentro de mais uns dias avô, mais um breve tempo um velho, mas mais do que isso, essa caixa-de-carne pálida, que homens e mulheres que vivem ocupam no tempo, sempre é símbolo e soma de tudo o que se é. Não do que se foi, mas de alguém que continua a aventura de ser. 
Verdade. Justiça seja feita, vive de outro modo.

Para alguns, pode até ser que essa caixa-de-carne lutando contra o tempo, tenha apenas uma pequena fresta pela qual ainda/somente respira, mas para a realidade da vida e na intimidade da consciência, sei que ali haverá, como há em todos os idosos, um complexo mundo existencial de quem viveu com intensidade aquilo que é comum aos mortais e para onde todos caminham.

Quando lá estiver, só gostaria que os jovens aprendessem a lição que eu aprendi antes de chegar lá: não olhem para mim com os olhos impostos por uma sociedade utilitarista de que eu seja um velho.

Façam isto não só por mim, mas por vocês mesmos e pelo bom futuro de nossa sociedade. 
Olhem para mim como de fato serei e não como querem determinar que eu seja.
Não serei, como não são todos de avançada idade: "velhos inúteis".
Sempre serei eu: somatória da Vida de um ser-que-vive.

Eu tenho nome, sou uma história e de uma ou outra forma, entre erros e acertos, dei prosseguimento à vida.

Por isso, desde já me esforço para deixar marcas tais, para que aqueles, após mim, não desejem me empurrar para fora da existência, mas queiram me ouvir, buscando saber de quem viveu o bastante, como é existir no mundo.

Eliel Batista

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Texto maravilhoso... "viveu a louca aventura do amor perene.." Lindo isso! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marco. (desculpe, mas excluí as repetições do comentário rss).

      Excluir
  4. COMO ACREDITAR EM DEUS, SE VOCÊ NUNCA SENTIU VERDADEIRAMENTE A SUA PRESENÇA... EU SOFRO MUITO COM ISSO.. EU SÓ QUERO UMA PALAVRA QUE FAÇA SENTIDO PRA MIM..


    MEDO É A MINHA PALAVRA DE ORDEM NO MOMENTO, VIVER ETERNAMENTE UMA VIDA INFELIZ, OU ACABAR COM ELA E IR PRO INFERNO...PQ “A MINHA VIDA” NÃO ME PERTENCE...MUITO CONTRADITORIO... OU VC ACEITA TUDO SEM QUESTIONAR OU É INFERNO NA CERTA... O TEMPO DE DEUS NÃO É O SEU TEMPO... FRASE DA MINHA MÃE, QUE EU TRADUZO ASSIM... ESPERE ATÉ SEUS NOVENTA ANOS FILHA!!! SEM PRESSA.... ALIAS MINHA MÃE, A QUE EU DARIA MINHA VIDA , NÃO COSTUMA TOMAR PARTIDO DE NADA NEM DE NINGUÉM...ELA É ASSIM FAZER O Q...MAIS AINDA É A MELHOR PESSOA Q EU CONHEÇO. MEU PAI TB, QUE AMO MUITO, MAS NÃO QUER ME VER FELIZ.. QUE ME VER COM UM SORRISO FALSO, COMENDO E TRABALHANDO...MAS TB O AMO MUITO E DA MANEIRA DELES, ELES GOSTAM DE MIM, JÁ O MEU IRMÃO VIVEMOS EM UMA CORDA BAMBA, ENTÃO NOSSA RELAÇÃO VIVE NO BANHO MARIA... É UM PROBLEMA A MENOS... QUERO QUE ELE SEJA FELIZ, MESMO COM A NAMORADA MENTIROSA QUE ENGANA TODO MUNDO E SE FAZ DE SANTA. MAS SE ELE ACEITA ELA ASSIM EU ´Q NÃO VOU QUESTIONAR MAIS A RELAÇÃO DELE.

    O MEU MAIOR DESEJO ERA ACREDITAR EM DEUS SEM QUESTIONAR, MAIS EU NÃO TÔ CONSEGINDO, EU ME ESFORÇO MUITOOOO..... MAS É TANTA INJUSTIÇA, GENTE MENTIROSA QUE SE DA BEM...PESSOAS QUE FAZEM MAL... E QUANDO EU PRECISO DE DEUS NÃO ESCUTO NENHUMA RESPOSTA...UMA GRANDE VAZIO... COMO QUEM DIZ SE VIRA SOZINHA, MAS NÃO DEIXA DE ACREDITAR EM MIM, PQ TEU LUGAR NO INFERNO TA GARANTIDO!!! COMO JÁ DISSE ANTES MEDO É MINHA PALAVRA DE ORDEM, MEDO DESSE DEUS DESCONHECIDO, QUE SO OBSERVA , NEM DE LONGE É O MEU DEUS QUE EU SONHEI NA MINHA VIDA, O JUSTO , FIEL PAI, QUE NUNCA DE ABANDONA... ESSE ACHO QUE SÓ EXISTIA NA MINHA IMAGINAÇÃO... Eu só desejo está errada e peço que Deus aumente a minha fé a cada dia, quero muito sentir que ele se importa comigo e me ama... Se alguém sober como pode me ajudar. por favor!!!Tudo que mais quero é me setir amada protegida por ele. geralmente oro antes de durmir e peço que ele olhe pra mim e me ajude a ser feliz, por q eu tò cansada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa de companhia.
      Em Deus não se "acredita". Em Deus se deposita a confiança: crer.

      Não conhecemos Deus a partir do nada, mas da história: história daqueles que nos rodeiam, daqueles que nele confiaram, da recapitulação de nossa própria história.

      A infelicidade não é fruto de Deus ou não, mas de como você vê a vida, a maneira como lida com ela.

      Não é possível isso que você está querendo sem afeto, sem presença, sem companhia.

      Procure alguém para caminhar com você nesse tempo. Alguém cheio de fé, amor e disposição de junto com você mostrar o caminho de encontro com a graça.

      Não sei quem você é, por isso, detenho-me a orar!

      Excluir

Postar um comentário

Não passe por aqui sem deixar seu registro. Ele sempre é benvindo e importante.

Postagens mais visitadas deste blog

DESABAFO DE UM PASTOR BRASILEIRO CANSADO.

AS RAPOSAS TÊM COVIS...

A CONVERSÃO DA IGREJA - os efeitos do crescimento evangélico