AS RAPOSAS TÊM COVIS...



Raposas têm covis, se escondem, se protegem, se garantem, mas o Filho do Homem, disse Jesus, o humano não tem um lugar assim.

Não ter covil significa não procurar um lugar de conforto e comodismo imobilizador e de nenhuma transformação da realidade. Correr os riscos pelo de fato de estar de olhos bem abertos e denunciar tudo o que é contra a vida.

Enquanto vejo jovens e adolescentes empunhando cartazes para que o Brasil mude sua estrutura política, econômico-financeira e social, vejo líderes religiosos convocando suas igrejas para manifestarem-se simplesmente fechando os olhos, em outras palavras orando. Que isto sim seria o verdadeiro manifesto. Fecharem-se dentro de seus templos (mais uma vez) e clamarem a Deus que segundo eles, é o único que pode resolver. Clamar a Deus e não aos “homens”, alegam eles.

Há lugar para oração, mas jamais a oração deve ser um ato que fecha os olhos para a realidade. A oração deve nos engajar na realidade da vida.

Volto meu olhar para apenas o período de minha idade. Apenas os últimos cinquenta anos.
Em 64 veio a ditadura militar.

Enquanto os filhos dessa nação apanhavam, eram torturados e mortos, líderes convocaram suas igrejas para fechar os seus olhos e orarem pela nação, invocando Crônicas 7.
Enquanto a igreja mantinha seus olhos fechados muitos desses líderes, tal qual uma raposa de mansinho se aproximaram da ditadura envergando a bandeira bíblica de que “toda autoridade é constituída por Deus.” Só pediram para os fiéis abrirem os olhos para que vissem eles se banqueteando na mesa do poder como prova de resposta da oração. Enquanto isso os fiéis continuavam com o mesmo pão e água de sempre, domesticados pelo autoritarismo.

Com o fim do AI-5 e a queda do militarismo, morrendo de medo, novamente parte expressiva da liderança evangélica correu para mais uma vez fechar os olhos do povo para orar e não ouvir o clamor de seus jovens, a dor de seu povo enquanto preparavam mais um lugar confortável para repousarem, pois associados à ditadura, com o fim da mesma, temiam por seus destinos. Olhos dos fiéis novamente abertos somente para que as ovelhas vissem seus pastores abocanhando a oportunidade dada pelo Collor a quem apoiaram. Aliás, quem não apoiasse era tido como “contra Deus”. Ser pró PT era ter aliança com o diabo.

O PT reverteu o jogo político e preparou um lugar “confortável” E agora?
Mais uma vez, esses líderes pediram para a igreja fechar os olhos e orar, clamar até que a resposta viesse. 
Adivinha qual foi a “resposta” divina? 
O sucesso deles como prova de que a “igreja” estava sendo beneficiada. 
Só se para eles igreja for o caixa que administram, porque se for as pessoas que a ela pertencem, essa continuou na mesma, levantando cedo e dormindo tarde para ganhar o pão suado e enfrentando filas de madrugada para marcar uma consulta médica.

Costuraram acordos para se locupletarem e deixar o covil cada vez mais confortável.

A Frente Parlamentar Evangélica, formada no mesmo ano da eleição do Lula, tomou conta do noticiário nacional no seu primeiro mandato, ao ter quase metade de seus componentes envolvidos no desvio de verba parlamentar.

Enquanto a igreja fecha os olhos para orar, deve-se perguntar sobre o que de concreto pelo bem de nossos jovens, pelo bem da saúde e educação do povo a Bancada Evangélica com cerca de 80 deputados e 4 senadores fazem?

Arrumam confusão pois praticamente todos têm algum processo correndo contra eles. Como todo réu político nesse país, alegam inocência escondendo-se atrás da falácia de se tratar de um perseguição política ou religiosa.

Apesar de desfrutarem de excelentes benesses parlamentares nenhum deles se manifestou contra as excessivas verbas parlamentares, empunhou uma bandeira da saúde ou educação, simplesmente pedem que a igreja feche os olhos e orem e certamente continue trazendo todos os dízimos para que Deus repreenda o devorador do pouco que ganham e não deixem de comprar as bugigangas gospel para ser abençoada.

Quando jovens e adolescentes saem às ruas para lutarem contra a injustiça e os desmandos desse país e contra as falcatruas políticas que inclui esses evangélicos, novamente querem que o povo entre em seus templos e fechem os olhos? Não querem que o povo abra os olhos e vejam a realidade? Justiça não se faz com oração, se faz com postura, com ação.

Jesus nunca trabalhou para montar um covil e muito menos às custas da inocência do povo que ele amava. Quando Jesus orava era para ter forças para enfrentar os hipócritas farisaicos que se oporiam a ele na sua luta contra o banditismo em nome de Deus que extorquia os pobres.

Sabe o que esses políticos evangélicos fizeram de relevante?

Apoderaram-se de coisas que não lhes pertencem. Defendem temas que lhes dão notoriedade e garantem seus covis sempre abastecidos.

Se tornaram conhecidos não pela seriedade com que tratam a vida humana, o respeito pelo bem e a defesa da justiça. São conhecidos pelos seus aviões, templos suntuosos, absurdas fortunas pessoais. Também são conhecidos por escândalos financeiros, morais e éticos. São confundidos com empresários e não com Cristo.

Há alguns que querem ser o pai das manifestações para continuar garantindo o seu quinhão, mas falácia o povo não engole mais, #oGIGANTEacordou.


Eliel Batista

Comentários

  1. Texto esclarecedor pena que líderes de igreja estão blindados para tudo que gere alguma mudança em suas convicções e conceitos.. obrigada

    ResponderExcluir
  2. Belo texto! Concordo demais! É uma tristeza ver "nossos" representantes abocanhando os restos do povo, roubando o fruto do trabalho, tirando o apoio de muitos para se "abastecerem"... Belo texto. #VemPraRua #MudançasJá

    ResponderExcluir
  3. http://www.teialivre.com.br/colaborativo/publish/Porra_Serra_/Mais-um-mensal-o-tucano-CPI-da-Corrup-o-e-o-Impeachment-de-FHC.shtml

    Irmão Eliel, abençoado seja!

    No Brasil a elite ainda quer que acreditemos que: “leite com manga mata”.
    Quase bom, não deixa de ter aquele veneno direitista/elitista que caracteriza os evangélicos, aliás, penso que a melhor resposta que nos evangélicos demos ao Brasil se chama Marco Feliciano, que coisa...
    Explico: Ha décadas já se apontava o insipiência da bancada evangélica. Desde o apoio a Hitler pela igreja alemã, passando pela ditadura militar e outros episódios históricos parece que a igreja evangélica só consegue ter uma postura cristã no Vale do Jequitinhonha, mas me refira à igreja forjada lá e não aquela que vai levar cestas básicas.
    Este papo de “gigante acordou” é uma falácia maldosa, ele acordou quando deixou de ter medo de ser feliz e votou no Lula/PT, o melhor presidente que este país já teve e o partido que está mudando a cara desta nação, pois através do PT o POVO chegou ao poder e desavio a qualquer pessoa a informar o contrário, e quando falo em informar estou excluindo o pig. É bom lembrar que os evangélicos em geral e não só os parlamentares nos fizeram muita vergonha na última eleição presidencial, e ainda não aprenderam, agora tem uma nova profetiza por ai.
    Cristo era irritante, falava com mulher, se importava com pobres, batia nas elites, fazia um vinho bom pra caramba, o cara era um escândalo.
    Eu vivi a ditadura militar, sou petista antes mesmo do PT nascer. E penso que não só abancada evangélica como também nós evangélicos deveríamos estar defendendo o direito do pobre, da mulher, do homossexual, das prostitutas de todos os que foram esquecidos pelo sistema, e se o PT não é perfeito e não é, tem se importado mais com o “órfão e a viúva “e tem tomado atitudes para mudar a vida destas pessoas, sem que os ricos deixem de ganhar, mas no Brasil a elite não é só má como no resto do mundo aqui ela é cruel, evangélicos inclusos”“.
    A presidenta tem uma base aliada que é um risco, a reforma política não aconteceu não é por causa do PT, muito menos da presidência, estas manifestações seriam sensatas e inteligentes se estes estivessem na porta do senado e do congresso ao invés de inventar um novo Collor.
    Nós evangélicos nos julgamos defensores da Bíblia e de Deus. Como se fosse necessário, como se tudo que temos é este reino, esta terra.
    Vale lembrar que, a quem honra, honra, o FHC aumentou a miséria e a pobreza neste país e isto não é discurso é número, ele é desprezado lá fora, mas aqui achamos que podemos denegrir o Lula, porque tem calos nas mãos e não tem curso superior.
    Deveríamos estar na linha de frente na batalha a favor dos necessitados, a bancada deveria estar a favor de toda ação a favor do que é justo pra todos principalmente o “órfão e a viúva”, fazer a reforma política acontecer, não me engano a Igreja sempre será perseguida, mas bem aventurados seremos quando MENTINDO disserem todo mau contra nós.

    Marco Antônio
    maasylva@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco Antonio,
      Não faço e não participo de política partidária.
      Reconheço que nossa política depende dos partidos, mas nenhuma ideologia partidária tem a resposta.

      Acho bonito uma defesa ideológica como a sua, porém analisar um partido na relação com outro, sendo que os dois são a mesma coisa e só diferem na cor um é azul e outro vermelho para mim é pouco.

      Dizer que o Feliciano é a melhor resposta? humm, estamos anos-luz de distância de compreensão da realidade.

      Se o PT é melhor?
      Para mim só em relação ao pior.
      O que não muda nada.
      Sabe quem era presidente do senado em 1995 quando FHC era presidente da república?
      Que coincidência, né?

      Eu gosto de analisar as coisas pelo melhor ou então estaria dizendo que sou gordo porque estou no meio do desfile da fashion week.

      Excluir
    2. Amado Eliel, saudações.
      Defendo instituições, pois na verdade o que faz acontecer são instituições e ideias. Enganasse, vendo uma defesa ideológica partidária, estaria defendendo o PV e o Gabeira se fossem eles os responsáveis pela melhora do Brasil, estaria defendendo a “bancada evangélica” que tantas vezes teve a oportunidade de fazer a diferença neste país e ainda continua tendo, assim como defendo também nossos irmãos homossexuais de toda injustiça, mas tudo o que importa é brigar contra homossexuais e aborto é conseguir concessões de rádio e tv, e abertura de novos templos, porque conseguimos “apequenar o evangelho”. É lamentável, mas se você só vê o PT como melhor apenas diante do pior, é porque desconhece o seu país, e como é característico do cristão pós-moderno direitista, sem empatia e misericórdia, não faz ideia do que é dormir com fome ou simplesmente não conseguir imaginar um amanhã pra você e os seus, o PT trouxe isto. Não entendo a ironia com relação ao presidente do Senado, pois esta é uma crítica minha, não se renova como deveria e nós evangélicos somos muito responsáveis por isso. A situação confortável do PT que você alega é uma piada ruim e maldosa visto que há poucos interessados no melhor pra todos incluindo o próximo. Estamos no melhor, num melhor nunca visto antes (contra fatos não há argumento... ou há?), num melhor para todos. O que na maioria das vezes traz a tona um certo ódio, porque nós evangélicos temos além da síndrome de São Pedro a síndrome de Madre Tereza.
      Há sim uma resposta honesta dada pelo Partido dos Trabalhadores e outros de mesmo palanque: Justiça social, distribuição de renda.
      Irmão percebo que a elite burguesa brasileira não é apenas má ela é cruel e vejo isto também entre nós evangélicos, se os fatos e números não te convencem é porque a globo e a direita o está segando, não obstante o fato de a pobreza ser uma afronta a Deus. Você não sabe, mas a vida das pessoas estão realmente melhorando, em todos os aspectos enquanto só piorava nos outros 500 anos e nunca vi marcha evangélica na rua pra atacar a pobreza e miséria, sempre é mais fácil dizer que falta fé ao irmão, ou que ele não é fiel nos dízimos e ofertas. Pelo visto você estava muito bem e continua muito bem.
      Irmão não posso admitir ou aceitar a pobreza e a miséria como plano de Deus e estarei SEMPRE do lado oposto ao daqueles que a defendem ou querem seu retorno.
      Deus o abençoe.

      Excluir
    3. Marco, desculpe minha ignorância, mas não entendi absolutamente NADA do que você escreveu.

      Acho que em algum lugar você entendeu que eu falei do PT e/ou do Lula ou coisa assim. Não falei nem negativa e nem positivamente. Estou trabalhando o tema religião na política.

      Repito: Não faço política partidária.

      Agora, sei lá porque cargas dágua disse que sou elitista, direitista?

      Desculpe, ou eu não sei ler ou você precisa de mais atenção no que entende.

      Situação confortável, e entre aspas, é do meu texto e não de sua interpretação. Não sei se você prestou atenção, mas estou falando que "Jesus não tinha onde reclinar a cabeça, e as raposas, no caso os líderes religiosos, vivem construindo um lugar confortável, um covil. Eles demonizavam o PT, o PT reverteu o jogo e eles, os líderes religiosos, fizeram seu ninho novamente) isso é igual a "confortável".

      Por favor, leia o que escrevi com as premissas que eu deixei claro no texto. NÃO ESTOU FALANDO DE BRASIL E SUA SITUAÇÃO POLÍTICA, FINANCEIRA, ECONÔMICA, PARTIDÁRIA. Estou falando de LÍDERANÇA EVANGÉLICA OPORTUNISTA.

      Abraços

      Excluir
  4. A Paz de Cristo,

    Parabéns pelo texto, esclarecedor e importante para os dias atuais, momentos em que o amor está se esfriando de muitos.
    Prossigamos na fé e no amor de Cristo Jesus.

    Para meditação:

    O AMOR DE DEUS POR NÓS!

    Deus ama cada um como filho único é o amor de Deus que da sentido em continuar seguindo o caminho mesmo que a tempestade caia sem cessar e que a dor seja maior que as forças que temos para sofrer mesmo que a escuridão nos envolva e tente os ventos da injustiça apagar a pequena chama da fé mas no obscuro túnel da vida a luz do amor de Deus brilha sem cessar o amor de Deus transforma a tragédia em triunfo a maldição em benção o mal em bem o amor de Deus é o único e verdadeiro Caminho, somente o amor de Deus produz frutos aonde nunca se plantou! o amor de Deus é paciente...
    tudo espera...
    tudo suporta...
    e jamais se acabará,
    porque é eterno!!!

    Acredite que apesar da distância, pertencemos ao mesmo Corpo, onde Cristo é a Cabeça. Fico extremamente grata ao nosso Deus que nos proporciona esta ferramente que é a Internet, precisamente essa interação entre blogueiros, que unidos num só propósito (EVANGELIZAR) divulgam o Amor e a Salvação em Cristo Jesus.

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite:
    Fruto do Espírito

    Minha Fan Page

    P.S. Convido a conhecer o blog do irmão J.C.de Araújo Jorge.
    Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém muito edificantes...
    Acesse e confira:
    Discípulo de Cristo

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  5. Alguns movimentos destas passeatas (que até cheguei a participar) pegaram um bode expiatório para todos os males e o incriminou como sendo o único culpado pela situação caótica do país. Não sabem que estamos em um país de, além da divisão dos Poderes, temos entre eles as divisões de competências e organização político-administrativa definida na CF de 1988. As responsabilidades deverão ser repartidas e ninguém escapa, ainda mais 600 homens que estão no Congresso Nacional com orçamentos bilionários anuais para manterem o jogo político sujo no Brasil. Ah sim, se tem dinheiro, qual evangélico não corre atrás? Logicamente a PL do deputado falecido Clodovil pela redução da metade deste covil é rapidamente arquivada e tem amplo apoio dos que se dizem "filhos de Deus".

    ResponderExcluir
  6. Pensei que se tratava de um conteudo religioso , mas li as primeiras frases e : mimimimimi.... politica ... mimimimimi
    a vá!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não passe por aqui sem deixar seu registro. Ele sempre é benvindo e importante.

Postagens mais visitadas deste blog

DESABAFO DE UM PASTOR BRASILEIRO CANSADO.

A CONVERSÃO DA IGREJA - os efeitos do crescimento evangélico