2011 Entre coração, palavras, talentos e ações

Eu poderia falar coisas usuais das datas como esta que estamos vivendo. Usar a “copiatividade” e escrever em outras línguas, usar vocabulário rebuscado ou versátil e assim por diante.

Neste caminho de desejar felicitações, alguns consideram que basta dominar o vocabulário, o que é uma questão de inteligência, que por sinal todos a possuem e podem desenvolvê-la. Deter o vocabulário é uma coisa, mas saber aplicá-lo requer sabedoria. Nisto um ou outro se destaca. Agora, harmonizar coração e palavras é distinguir e destacar o talento e as pessoas e fazer brotar os aplausos e as alegrias.

Alguns sabem harmonizar com tal habilidade que se tornam excelentes oradores, outros poetas. Há ainda os historiadores, os jornalistas, os piadistas... Nesta hora se definem os afetos, a alma e a mágica de expressar-se como se é colaborando com a beleza do mundo.

Interessante que muitos não se conformam com seu próprio jeito de expressar-se e querem ser outro com outro dom. Lastimável. Temos histórias ruins, músicas horrorosas, poesias insossas e...
Bom seria se para este ano aprendêssemos a combinar as palavras. Harmonizá-las com o coração, com o talento e com o amor.
Conheço poetas que ao declamarem suas próprias poesias, destroem suas belas obras como um elefante numa loja de cristal. Tanta sensibilidade em compor, e tão pouca em expor. Vejo oradores hábeis em fazer das palavras um Mikhail Barichnikov e de um texto qualquer um Quebra-Nozes, difamarem sua própria maestria ao tentarem compor, por insistirem-se capazes de transformar suas duras canetas em plumas. Compositores que ao cantarem deformaram as mais belas canções. Virtuoses perdidas na confusa desarmonia entre coração e talento. Entre desejo e realidade.

Consciência, espelho retrovisor, reconhecimento. Esta é minha recomendação para este ano. 
Para mim mesmo. Buscarei aprender a combinar as palavras para que ao expressá-las do meu jeito, construa um mundo mais brilhante.
Revelo que gostaria muito saber tocar piano. Conheço a escala, sei ler música, não há dificuldade em discernir as notas, mas combiná-las... Tirá-las da categoria de matemática e combiná-las com a alma a ponto de formar um som que desperta o coração – acordes – está para além daquilo que meu talento me reservou.

Escrevo tudo isto apenas como metáfora para a vida. Felicidade não acontece pelas palavras somente, mas na concretude delas. Por isso, no fundo não falo de palavras, mas sim de ações. Combinar ações de tal maneira, que desperte o coração, que revele e desenvolva o amor. Nesta área, todos podem, mas cada qual combine de seu jeito, com suas habilidades próprias. Desta forma faremos da vida uma bela composição, o mais belo poema que já existiu.

Procure-se até encontrar-se. Encontre-se e desperte-se para os seus talentos para com eles expressar-se com o perfume que lhe é próprio, concedido pelo Criador.
Com certeza o próximo ano será outro.

Feliz 2011.

Eliel Batista

Comentários

  1. Eliel, meu caro pastor, belo conselho. A despeito da metáfora, a instrução de saber usar as palavras é fantástica. Fossemos todos assim, o mundo teria muito mais arte, em todos os sentidos.

    Um excelente novo ano pra você e sua família. Fortíssimo abraço. Oro para que o bom Deus nos auxilie na árdua tarefa de contar nossos dias e remir o tempo.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:31 PM

    Que conselho gracioso..Realmente assim com o tocar piano não basta conhecer a escala musical e sua notas e sim combiná-las, o uso das palavras tambem requer de saber combiná-las e não joga-las ao vento pra ver no que vai dar...
    Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  3. Adorei a escrita, a combinação das palavras, imaginei o som de cada letra, suave e melodioso, tirei partido dos conselhos e reflexões e desejo continuar a ler textos com esta coerência e extrema sensibilidade.

    FELIZ ANO NOVO
    lIBEL

    ResponderExcluir
  4. Pastor Eliel

    Estou triste com o término do programa na rádio, aprendi muito, em três anos que ouço o programa, vou sentir falta.
    Espero que vocês consigam achar uma outra rádio pra continuar pregando a Palavra de Deus.
    Estaremos juntos nesta nova etapa.
    Abraços.

    Léia Lima

    ResponderExcluir
  5. Olá|!

    Muito bom seu blog que Deus abençõe vc e sua familia!

    Siga meu blog tbm.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não passe por aqui sem deixar seu registro. Ele sempre é benvindo e importante.

Postagens mais visitadas deste blog

DESABAFO DE UM PASTOR BRASILEIRO CANSADO.

AS RAPOSAS TÊM COVIS...

A CONVERSÃO DA IGREJA - os efeitos do crescimento evangélico